Felizmente, cada vez mais as pessoas estão cientes dos malefícios desse vício. Os descongestionantes nasais à base de nafazolina, fenoxazolina, oximetazolina e xilometazolina, aliviam momentaneamente a sensação de obstrução nasal, mas são a pior saída para a resolução definitiva do problema.
Esses ativos agem promovendo uma vasoconstrição nos cornetos nasais, podendo ser prejudiciais e causar dependência mesmo que em um curto período de uso. A reação mais comum é o “efeito rebote”, ou seja, a obstrução nasal fica ainda mais frequente. Além disso, sangramentos nasais, perdas de olfato, dores de cabeça, problemas cardíacos e alterações no sono estão na lista de queixas dos “dependentes”.
Caso você apresente uma sensação de obstrução nasal frequente, procure um otorrinolaringologista para uma avaliação. Seu caso pode ser tratado com uma indicação correta de lavagem nasal e uso de medicamentos contínuos por um tempo. Através de exames o seu médico também poderá avaliar se existe alguma obstrução que necessite de intervenção cirúrgica.
Com o tratamento certo, você terá muito mais qualidade de vida e ficará livre da dependência deste tipo de substância.