O crescimento e desenvolvimento das crianças está muito relacionado com uma boa respiração. A Síndrome do Respirador Oral é uma condição que atinge muitos pequenos e acarreta uma série de problemas, dentre eles, alterações da face e oclusão dental, maior incidência de cárie, postura inadequada, dificuldade de aprendizagem, infecções das vias aéreas e cansaço frequente. Apesar de não ser a causa direta, também está muitas vezes associada as alterações do sono, como apneia.

As causas são diversas. Podem estar relacionadas a problemas de saúde como desvio de septo nasal, alergias respiratórias, presença de tumores ou pólipos nasais hipertrofiados e/ou deformidades congênitas. Outra hipótese é ter sido adquirida pelo hábito de uso da chupeta, ou sucção do dedo.

Fique atento se seu filho dorme com a boca aberta, ronca, acorda irritado, possui olheiras, apresenta má formação dental, tem um sono com muitos despertares, se mexe muito na cama e transpira em excesso. Quanto antes combatermos a causa do problema, melhor será a qualidade de vida da criança.